|
|
**
José Miguel Nogueira
- Escoteiro Chefe de Grupo
**
Pedro Pereira - Aspirante Chefe
Tribo Júnior
**
Margarida Charouco - Aspirante
Sub-Chefe Alcateia
**
Paulo Pronto - Escoteiro
Chefe da Alcateia
**
Pedro Silva
- Aspirante Sub-Chefe Alcateia
**
Ana Albuquerque - Instrutora
de Ambiente
** Paula Pereira
** Maria Luis
** Catarina Lopes
** Tânia Salsinha
** Sara Daniel
|
José Miguel Nogueira
Olá, eu sou o José Miguel,
tenho 35 anos e sou o Chefe do Grupo 206. Profissionalmente falando, sou
sociólogo e trabalho no Departamento de Estudos, Prospectiva e Planeamento
do Ministério do Trabalho e Solidariedade em Lisboa. Sou escoteiro
desde os 10 anos de idade e já fui Esc. Chefe Grupo 40 de Palmela.
Para além do cargo como Esc. Chefe de Grupo, estou actualmente a
trabalhar na Tribo Júnior.
Como mensagem diria que:
“Vale a pena apostar no escotismo como uma verdadeira escola de valores
e de cidadania.”
- Numa sociedade cada vez mais global, mas onde o isolamento
de cada um, é também cada vez maior;
- Numa sociedade onde o individualismo e o consumismo
são metas de vida;
- Numa sociedade onde a maioria só se preocupa
consigo e com os seus interesses;
- Numa sociedade que continua a gerar a guerra, a pobreza,
e a exclusão social;
- Numa sociedade que diz o que deve ser dito, mas que
faz o que não deve ser feito:
- Numa sociedade onde os problemas das crianças
e sobretudo dos jovens são cada vez mais actuais.
... é obrigatório INVESTIR
na educação, na solidariedade, na promoção
da paz e na responsabilidade do indivíduo como actor social e como
construtor de uma sociedade mais justa e mais humana.
È esse, e só esse, o motivo que me faz “caminhar de calções”
... o ideal ... acreditar que ... as gerações futuras poderão
a “mudar a história” ... e ... a história faz-se também
de pequenas mudanças, ás vezes mais importantes que as
grandes, pois o conteúdo sempre foi superior á forma
e “o essencial é invisível aos olhos”.
È esse, e só esse, o motivo que me faz “caminhar
de calções” ... votos de BOA CAÇA do
José Miguel |
Paula Pereira
Olá! Chamo-me Paula Pereira, tenho 23 anos e sou arqueóloga.
Em Setembro de 2002 foi contactada pelo Chefe do Grupo 206 para integrar
o grupo de Escoteiros da Bela Vista.
Desde então tenho trabalhado com a tribo júnior o que me tem
dado imenso prazer e satisfação. O Grupo 206 é composto
por crianças e jovens que vivem num meio agressivo que apresenta graves
carências a nível social e económico.
Estas carências reflectem-se nas crianças que serão a
sociedade de amanhã.
Um dos meus principais objectivos passa por trabalhar a auto-confiança
e auto-suficiência de cada jovem.
Trabalhar o que há de bom em cada elemento, trabalhar o indivíduo.
Penso que é fundamental, enquanto dirigente, auxiliar de modo indirecto,
os jovens escoteiros, dando-lhes apenas as ferramentas necessárias
que os possa levar ao seu desenvolvimento intelectual e físico. Acredito
que se dermos o nosso melhor isso irá-se reflectir nos nossos escoteiros.
|
Maria Luis
Olá!
O meu nome é Maria Luís Nunes e tenho 29 anos. Nasci nos Estados
Unidos da América mas vivo em Setúbal desde a infância.
Estudei na Universidade do Algarve e vivi em Faro durante 4 anos. Ainda não
acabei o curso em que me inscrevi, Biologia Marinha e Pescas, mas estou neste
momento a terminar o trabalho final que tem como título "Contributo
para o Estudo do Estuário do Sado".
Trabalho no Gabinete de Ambiente da Câmara Municipal de Setúbal
e tenho como principal actividade dinamizar a implementação
de projectos de Educação Ambiental nas escolas dos vários
graus de ensino do Concelho. Estes projectos abordam os seguintes temas:
realização de hortas e jardins, compostagem e poupança
de água e energia.
Nos tempos livres, gosto de fazer várias coisas: pintura com aguarelas
(estou neste momento a preparar uma exposição que vai ser inaugurada
brevemente), leitura e idas ao cinema. Tenho ainda um outro hobbie, o mais
saboroso de todos: adoro experimentar bons restaurantes de comida exótica.
A minha comida preferida é a mexicana.
Neste momento ocupo no Grupo 206 o cargo de aspirante a sub-chefe da Tribo
Sénior, mas já estive envolvida na organização
de actividades da Tribo Júnior. Ajudo o Zé Miguel na organização
das actividades previstas para o ano 2002/2003.
Quanto aos motivos que me fizeram juntar ao Grupo, baseiam-se sobretudo no
facto de pensar que para além do trabalho remunerado, todos nós
deveríamos participar em algo que contribuísse para o bem comum.
Uma forte canhota,
Maria Luís
|
Pedro Pereira
Chamam-me Pedro Pereira tenho 24 anos e sou professor de Biologia e Geologia
actualmente a leccionar no Pinhal Novo.
Gosto preferencialmente de ler de estar em contacto com a Natureza,no
entanto tenho ainda tempo para efectuar outras actividades como seja o
Escotismo.
O estar a trabalhar com jovens escoteiros é muito gratificante,
pois permite-me não só desenvolver competências relacionais,
mas acima de tudo conhecer e praticar estilos de vida saudáveis.
Desde Setembro de 2001 que estou a trabalhar no Grupo 206 de Setúbal
e apesar de nunca antes ter estado em contacto com escoteiros ou com
as actividades dos escoteiros, tem sido uma experiência muito gratificante
e que me tem proporcionado momentos bastante agradáveis.
De início é óbvio que pensei ... isto vai
ser mais um passatempo, no entanto não foi isso que se passou, o
grupo de trabalho acolheu-me e criou-se entre nós uma relação
muito agradável e quando digo nós... refiro-me a crianças,
jovens e chefes.
Deixo este apelo no ar, se tens tempo livre, gosto pelo trabalho
com crianças/jovens e se o campo não te provoca arrepios
vem ter connosco, gostariamos de te conhecer e de te mostrar que todos
nós - mesmo que mais velhos podemos sempre participar de um modo
activo no meio que nos rodeia e acolhe! Espero por ti...
|
Margarida Charouco
O meu nome é Margarida Charouco e nasci em 1979 (façam
as contas!).
Sou estudante de Biologia na Faculdade de Ciências de Lisboa,
e como se isso já não me desse bastante trabalho, resolvi
envolver-me neste projecto em Setembro de 2001. E foi assim que me tornei
aspirante a sub-chefe de alcateia.
O que me motivou a aceitar esta proposta foi o facto de adorar crianças
e achar que tenho muita coisa para lhes transmitir, cheguei no entanto
à conclusão que estas crianças têm talvez muito
mais para me ensinar, coisas que eu já esqueci ou que talvez nunca
soube.
É um trabalho que me faz sentir útil e ao mesmo tempo
me diverte imenso.
|
Paulo Pronto
Olá, eu sou o Aquelá da Alcateia. O meu nome é Paulo
Pronto tenho 36 anos e sou Engº de Planeamento de Produção
numa fábrica de automóveis.
Tenho uma linda filha que se chama Inês, e que me acompanha sempre
que vamos para a nossa casa no Alto Alentejo. É uma zona muito bonita,
longe do barulho e da poluição, estando em contacto directo
com a natureza. Gosto muito de viajar, apreciar a comida típica de
cada região e do convívio com os meus amigos e família.
Em Junho de 2000 foi-me lançado, pelo José Miguel, um desafio
aliciante para colaborar num projecto para jovens, que iria começar
no Bairro da Bela Vista. Desde Outubro de 2000, que estou a trabalhar
no Grupo 206 de Setúbal, e apesar de nunca antes ter estado em contacto
com Escoteiros ou com as actividades dos Escoteiros, tem sido uma experiência
muito gratificante e que me tem proporcionado momentos bastante agradáveis.
De início, é óbvio que pensei ... isto vai ser mais
um passatempo, no entanto não foi isso que se passou, o grupo de trabalho
acolheu-me e criou-se entre nós uma relação muito agradável
e quando digo nós... refiro-me a crianças, jovens e chefes.
Deixo este apelo no ar, se tens tempo livre, gosto pelo trabalho com crianças
e se o campo não te provoca arrepios vem ter connosco, gostaríamos
de te conhecer e de te mostrar que todos nós - mesmo que mais velhos
podemos sempre participar de um modo activo no meio que nos rodeia e acolhe!
|
Pedro Silva
Eu sou o Pedro tenho 20 anos e sou Sun-Chefe de Alcateia.
Estou no 3º ano de psicologia e entrei para o Grupo 206 da Bela Vista,
por ser uma boa oportunidade de trabalhar com crianças e uma forma
estruturada de intervenção social. Apesar de não ter
passado escotista, tenho tentado dar um contributo relevante dentro das minhas
possibilidades e capacidades, com o qual tenho simultânemente aprendido
bastante e me tem enriquecido.
Nos meus tempos livres, gosto sobretudo de ler, sair e conversar com os amigos
e de descobrir e conhecer sítios novos.
Espero continuar a ajudar o Grupo a crescer e a ser cada vez mais, uma verdadeira
resposta de inserção para todos os que nos procuram.
|
Ana Albuquerque
Sou a Ana Nogueira, tenho 33 anos e sou
arquitecta paisagista.Desempenho no Grupo duas funções distintas:
apoio téncico e logístico a actividades diversas e sou instrutora
na área da educação ambiental.
Neste momento, dou também uma ajuda na planificação
da divisão alcateia e no Jornal "O 206".
Como instrutora do grupo na área do ambiente, o meu trabalho
desenvolve-se numa linha metodológica de pesquisa, elaboração
e acompanhamento das actividades de grupo e de divisão na área
das ciências da natureza.
Porque julgo impossível defender aquilo que não se conhece,
o nosso objectivo fundamental é a inclusão na formação
específica de cada divisão e de cada etapa de progresso
escotista, os novos conhecimentos científicos nesta área.
É também importante rever os conteúdos das provas
já existentes.
Paralelamente pretende-se incentivar em cada jovem o desenvolvimento
da consciência critica e da sua responsabilidade pessoal na protecção
do ambiente.
|
Catarina Lopes
Olá eu sou a Ana Catarina Lopes e sou arqueóloga.
Gosto de leitura, música e de visitar exposições relacionadas
com a arqueologia, pintura e escultura.
O que me levou a participar no projecto "Grupo 206 da Bela Vista" ?
- A certeza de que é possível proporcionar um melhor ideal
de vida aos jovens que o integram. Acredito que através das várias
actividades que realizamos, conseguiremos reforçar o espirito de entreajuda
e de comunidade, quebrando a ideia de "cada um por si", que é
bastante forte na juventude de hoje.
- A possibilidade de partilhar experiências e de alertar os jovens
no sentido de valorizar o espaço em que vivem, pois a qualidade do
mesmo depende das nossas acções.
Por conseguinte, considero que o grupo 206 terá um peso fundamental
na educação dos eus membros, não só no caso dos
mais jovens, mas também na nossa ... pois nunca é tarde para
aprender ... e estas crianças têm muito para nos dar !
|
Tânia Salsinha
Olá!
Eu sou a Tânia, tenho 24 anos e trabalho em Design de Comunicação.
Juntei-me à chefia do Grupo 206 em Outubro de 2002, passando a ser
aspirante a dirigente da Tribo Júnior.
A minha disponibilidade não tem sido muita mas pretendo continuar
no grupo e ajudar naquilo que puder, porque estes miúdos são
fantásticos e estão realmente a contar com o nosso apoio.
|
Sara Daniel
Olá!
Eu sou a Sara Daniel, tenho 20 anos e estudo Enfermagem em Lisboa.
Estou a trabalhar na Tribo Júnior com o Zé, a Paula e a Tania.
Infelizmente não tenho tido muita disponibilidade para poder participar
com mais frequência, mas nas actividades em colaborei, gostei imenso
da experiência.
Gosto muito de ler, de viajar e de debater sobre temas interessantes da nossa
sociedade.
Espero continuar a ajudar este projecto, no qual acredito e acho fundamental
para os nossos jovens.
Beijinhos
Sara
|
|
|